domingo, 27 de fevereiro de 2011

Lembranças dos velhos trens!


Os antigos trens urbanos a diesel que faziam o transporte de passageiros no Recife fizeram parte da rotina dos pernambucanos que utilizavam esse meio de transporte. Durante décadas as locomotivas dividiam espaço com o transporte de açúcar, onde o faz até hoje. Saíam do extinto Terminal Ferroviário de passageiros Cinco Pontas, hoje um prédio abandonado no tradicional bairro de Santo Antônio. O mato e a degradação já tomam conta do prédio há 14 anos, desde quando os trens de passageiros foram desativados no auge de 1996, época em que eu tinha apenas cinco anos de idade.

Findo o ano de 1996, era legado ao seu sucessor, 1997, o fim definitivo dos trens a diesel de transporte de passageiros no Recife e o metrô ganhava espaço. Mas os trens, conhecidos por "Maria Fumaça" desde o século passado no interior de Pernambuco, fizeram história. Partiam do Recife até o município do Cabo de Santo Agostinho, a 40 km da Capital pernambucana, e também operavam do Recife até o interior do Estado e demais estados do Nordeste.

A mim, quando criança, sempre me despertou a vontade de passear no trem, mas esse desejo nunca se realizou. Atualmente, com a expansão do metrô, os trens a diesel de passageiros se limitam apenas aos municípios de Jaboatão e Cabo. Poucos quilômetros de malha ferroviária sobreviveram para contar a história, entre essas duas linhas, sobressaltada pela linha intacta do transporte do açúcar, que é priorizado, sob a desculpa de que "dá mais lucro do que o transporte de passageiros".

Um passeio de trem pelo Recife. Acompanhe o vídeo abaixo.



O começo da minha adolescência foi marcado pela mania de empinar pipa na linha do trem. Sabia dos riscos que corria, inclusive de ser atropelado pela fera enorme, feita de toneladas de sucata. Mas a minha ingenuidade e as poucas horas de divertimento sob um sol escaldante eram maiores do que tudo. Eu tinha consciência que aquela aventura, um tanto perigosa, era o que eu mais gostava de fazer. Depois de tantos anos morando a menos de 1 quilômetro da estrada de ferro, ainda me recordo de como eram bons esses tempos!

Vídeo: APEFE (Associação Pernambucana dos Ferroviários).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do autor deste blog.