sábado, 26 de fevereiro de 2011

Vinte anos sem Cazuza


Duas décadas já se passaram desde o falecimento do poeta, cantor e compositor Cazuza, que lutava há 5 anos contra a aids. Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, nasceu, cresceu e viveu sua vida em Copacabana, Rio de Janeiro. Nos anos 80, formou um grupo e montou uma banda de rock´n´roll, intitulada "Barão Vermelho" que era um sucesso entre os jovens naquela época. Para quem gostava de suas composições e viveu esse tempo, fica a saudade.

Agenor era um garoto apaixonado pela música clássica popular brasileira. Ele mesmo criava suas músicas, pois adorava compor. No final dos anos 80, ele optou por fazer carreira solo e se separou da banda, e criou a música "Exagerado", que estourou nas rádios e foi o maior sucesso naquele ano. Cazuza já foi considerado um ícone da música brasileira. Ficou conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico, tendo declarado que era bissexual.

Veja, abaixo, um trecho do filme Cazuza - o tempo não pára, que mostra um pouco da trajetória do cantor.




Cazuza foi influenciado desde pequeno pelos grandes nomes da música brasileira e sempre teve contato com a música. Canções dramáticas e melancólicas eram a sua preferência. Nomes como Cartola, Dolores Duran, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Maysa e Dalva de Oliveira eram a sua inspiração que o ajudavam a compor suas canções. Artistas como o Cazuza fizeram história no repertório nacional de sucesso e talento. Sua criatividade sim, merecia aplausos dignos de um grande artista. Cazuza deixou saudades.

Foto: ed8a.blogspot.com
Vídeo: Globo filmes/YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do autor deste blog.