O jornal mais popular de Pernambuco completou quatro anos no último sábado (11/08). Informando os pernambucanos com as principais notícias do Brasil e do mundo desde 2008, o periódico se destaca pelo dinamismo das manchetes e por ser acessível à população de baixa renda, custando apenas R$ 0,25.
O jornal sempre traz as denúncias das comunidades e mostra que é a voz do povo no jornalismo impresso. A equipe que trabalha no AquiPE atua em parceria com a equipe que faz o Diario de Pernambuco, jornal que pertence ao Grupo Diários Associados, mesmo Grupo que dirige o AquiPE e que mantém um seleto grupo midiático com emissoras de rádio, tevê e jornais pelo Brasil.
A história do AquiPE começou a ser desenhada em agosto de 2008 pelo então editor do jornal, Humberto Santos, que telefonou para o jornalista Wagner Oliveira no final da manhã do sábado, dia 9 de agosto de 2008. Os dois estavam planejando montar a primeira e histórica edição do AquiPE, mas precisavam de uma manchete diferente e criativa para chamar a atenção do leitor e publicar a primeira capa do jornal. Foi então que, após vários telefonemas de diversas fontes, a redação do periódico se reuniu e resolveu escolher a reportagem de capa da primeira edição, que era intitulada "Procura-se defunto assassino".
Era a primeira matéria do produto popular dos Diários Associados de Pernambuco. A reportagem gerou grande repercussão no Recife. E assim aconteceu. No dia 11 de agosto de 2008, segunda-feira, a primeira edição do jornal que chegou para ficar já estava nas ruas. A manchete tratava de um criminoso foragido da polícia que criou uma farsa junto com seus comparsas para escapar de responder na justiça pelos crimes que cometeu. O objetivo era fazer com que todos acreditassem que ele havia morrido, mas a farsa não durou muito tempo.
O AquiPE chegou em Pernambuco com uma proposta totalmente diferente e inovadora, e o que o diferencia dos demais jornais é a linguagem popular com que são tratadas as reportagens e o jeito mais dinâmico e menos formal de fazer jornalismo impresso. Com apenas quatro anos de história, o jornal já é campeão de vendas no Grande Recife e registrou, só nesse ano, um aumento de 16,82% nas vendas.
oi.
ResponderExcluir