quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Onde foram parar as moedinhas de um centavo?

Muito pouco valorizadas pela população e quase sem nenhum valor comercial, as moedinhas de um centavo parecem ter sumido do mapa. Há quem afirme que elas não servem para serem usadas junto com outras moedas de valores diferentes ou mesmo com cédulas do Real, a moeda brasileira, em compras, pagamento de dívidas ou demais transações financeiras. Mas a pergunta paira no ar: se elas não servem para serem usadas como dinheiro, então para quê foram produzidas?

O fato é que as moedinhas de um centavo quase não são utilizadas ou não são utilizadas pela população brasileira. Por outro lado, as moedinhas de 5, 10, 25 e 50 centavos muitas vezes ficam retidas de circular porque muitas pessoas passam a juntar moedas e depois esquecem elas dentro de cofrinhos, "porquinhos" e gavetas. Também há o fato de muita gente simplesmente perder as moedinhas.
Muitas moedinhas são guardadas e esquecidas em cofrinhos e gavetas
Alguns clientes que acabam comprando produtos por preços que envolvem a moeda de um centavo reclamam quando não recebem o troco, que muitas vezes acaba virando um chiclete ou uma bala. Para produzir uma moedinha de apenas um centavo, o Banco Central gasta nove vezes o valor da moeda e avalia que não é um bom negócio fabricá-la. O BC ainda afirmou, em reportagem publicada num portal de notícias, que produz as moedas de um centavo conforme o pedido dos bancos e acrescenta que no Brasil, as cerca de 3,9 milhões de moedas são suficientes para atender as necessidades do comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do autor deste blog.