quinta-feira, 21 de março de 2013

Mulheres de Areia: sucesso dos anos 90


A novela 'Mulheres de Areia', exibida nos anos 90 pela TV Globo, encantou e alegrou muitos telespectadores em frente ao televisor, pessoas que eram movidas pelos sentimentos, emoções, histórias e experiências vivenciadas na trama e transmitidas para milhões de lares brasileiros. Mulheres de Areia foi, ao meu ver, uma das melhores novelas já produzidas pela tevê brasileira. Conta a história de um jovem que se dirige à cidade litorânea de Pontal D`Areia para trabalhar nos negócios da família Assunção e acaba se envolvendo e se apaixonando por Raquel. Mas a trama se estendia e retratava também a história de um grupo de pescadores, um homem que esculpia mulheres com a areia da praia e alguns momentos de fé e reflexão.

Abaixo, a vinheta de abertura da 2° versão da novela, que foi exibida em 1993 e 2011.



Gravada em 1993, a trama entrou no ar às 18 horas, entre 1 de fevereiro a 25 de setembro do mesmo ano. Dirigida por Wolf Maia, a obra foi distribuída em 201 capítulos e foi um remake de uma telenovela de mesmo nome produzida pela extinta TV Tupi nos anos de 1973 e 1974. O elenco que integrava os principais papéis era composto pelos atores Glória Pires, Guilherme Fontes, Vivianne Pasmanter, Marcos Frota, Humberto Martins, Daniel Dantas, Karina Perez, Paulo Betti, Thaís de Campos, Suzana Vieira, Laura Cardoso, Sebastião Vasconcelos, Paulo Goulart, Andréa Beltrão e Raul Cortez.

Foi reprisada por duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo. A primeira foi entre 25 de novembro de 1996 a 25 de abril de 1997, na segunda entre 12 de novembro de 2011 a 9 de março de 2012, substituindo O Clone e sendo sucedida por Chocolate com Pimenta. Mas o sucesso da obra escrita por Wolf Maia atravessou fronteiras e a novela foi comprada e exibida por diversos países: Grécia, Indonésia, Bélgica, Benin, Camarões, Canadá, Chile, Chipre, Coréia entre outros.

Os desafios para gravar a novela iam além da imaginação humana, e foram necessários empenho e dedicação do elenco para chegar a um resultado satisfatório. As personagens Ruth e Raquel, irmãs gêmeas, eram protagonizadas pela atriz Glória Pires, que se revezava entre algumas cenas para gravar duas personagens distintas que interpretavam papéis totalmente opostos ao mesmo tempo. As externas eram divididas em ambientes diferentes: Jacarepaguá, Angra dos Reis e Tarituba, litoral sul do Rio de Janeiro.

Em meio a tantos desafios para se produzir um programa televisivo do gênero da teledramaturgia, o talento dos atores e a tecnologia da época foram primordiais para o sucesso da empreitada. O folhetim registrava altos índices de audiência e misturava fortes emoções, romantismo, suspense e muita ação que levaram os fãs da novela a acompanharem a trama até o último capítulo. Um verdadeiro clássico que até hoje é lembrado pelos mais saudosistas!

domingo, 3 de março de 2013

TV Nova está com tudo na telinha dos pernambucanos


Inaugurada em 2005, a TV Nova chegou para ficar. Com apenas oito anos no ar, a emissora de Pedro Paulo já é um sucesso na televisão pernambucana, e conquista altos índices de audiência entre as classes mais populares. O canal apresenta diversos tipos de atrações, como programas de debates, variedades, religiosos, esportivos, jornalísticos e programas de auditório. O comunicador Pedro Paulo, fundador da emissora, participa ativamente no trabalho de sua emissora com o programa "Pedro Paulo na TV", além de integrar a equipe que transmite o Carnaval todos os anos e outros eventos importantes de Pernambuco.

A Nova Nordeste foi idealizada pelo comunicador Pedro Paulo com o objetivo de oferecer uma programação diferenciada aos pernambucanos, com conteúdo 100% local. É a primeira emissora de televisão do estado a operar no sistema UHF, sob o canal 22. Desde o dia 17 de fevereiro de 2012, a Nova transmite sua programação no sistema digital. Algumas regiões da Zona da Mata de Pernambuco sintonizam a TV Nova em canais diferentes: Gravatá - canal 21, Caruaru - canal 31 e Limoeiro canal 49.

Equipamentos modernos e de última geração integram os estúdios da TV Nova

No site da TV Nova (www.tvnova.tv.br) o telespectador encontra um novo instrumento de interação e conexão com a emissora. Informações sobre programas, galeria de fotos, interatividade e muito mais, pode ser encontrado no site. Compromisso com a ética, respeito à diversidade e a promoção de ações socioeducativas fazem parte dos valores da mais nova emissora pernambucana. Além disso, a emissora sempre busca a relação entre a arte e a sociedade e a integração sociocultural.

Na tela da Nova Nordeste, o telespectador encontra todas as opções de diversão, informação e entretenimento que uma televisão pode oferecer, passando pelos programas infantis, aos de auditório, variedades, religiosos, esportivos e jornalísticos. A emissora tem como slogan "A sua TV" e leva programação de qualidade à casa dos telespectadores. Suas instalações modernas no Morro do Peludo, em Olinda/PE, fazem da empresa uma das emissoras de tevê mais modernas do Nordeste.