domingo, 30 de março de 2014

Cansado de ser alvo de roubos, padre manda recado aos bandidos


Um padre da paróquia de São Sebastião, teve uma atitude inusitada em sinal de protesto. Cansado das constantes investidas de bandidos contra a igreja que congrega, ele resolveu apelar para os ladrões, afixando duas faixas na entrada do templo religioso. Quem passa diariamente pela Avenida Norte, principal corredor viário que liga o Centro do Recife à Zona Norte da capital, deve ter percebido os cartazes que chamam a atenção de quem passa pelo local.

Em sinal de protesto, religioso também criticou impunidade
Nos cartazes, o religioso pede aos ladrões para não entrar, pois, segundo o pároco, tudo que tinha de valor já foi levado. O padre também criticou a impunidade. Recentemente, veículos de comunicação vêm alertando para a insegurança que ronda o bairro de Santo Amaro, local onde fica a igreja roubada, e também o bairro vizinho, o da Boa Vista.

Durante o roubo, os criminosos arrombaram a janela do salão paroquial e levaram dinheiro do cofre, doações dos fiéis e até as lâmpadas do local. O prejuízo ainda não foi calculado. Câmeras de segurança da Secretaria de Defesa Social, instaladas nas proximidades, podem ter registrado a ação criminosa e vão ajudar a polícia a encontrar os ladrões.

terça-feira, 25 de março de 2014

Água potável: economizar é preservar a natureza!


Nosso planeta, apesar de ser rochoso, tem a maior parte de sua superfície coberta por água, ou seja, 71% da crosta terrestre é formada por grandes massas de água que constituem os oceanos. No entanto, há pouquíssima água no mundo disponível para consumo, que chamamos de água potável ou água doce. Isto porque, como todos sabem, o fato da água dos oceanos e mares ser salgada a torna imprópria para o consumo.  

Em todo o mundo, especialistas e ambientalistas alertam para a importância de se economizar água durante o uso. Seja na hora de tomar banho, escovar os dentes, lavar roupas, lavar a casa, o carro e por aí vai. São medidas simples, mas que visam evitar o racionamento. Enquanto que em muitos locais existe uma certa abundância de água, outros enfrentam o problema da escassez.

A seca afeta não só às pessoas como também os animais no sertão nordestino
Em muitas cidades do interior, sobretudo no Nordeste brasileiro, a seca é constante e a agricultura acaba sendo prejudicada. A criação de animais, como o gado, por exemplo, termina sofrendo as consequências da escassez excessiva de água: alguns animais não resistem e acabam morrendo. A falta de alimentos também ocorre com frequência, pois as plantações produzem abaixo de sua capacidade quando o volume de chuvas é abaixo do esperado nessas regiões do agreste e sertão do interior nordestino.

De qualquer forma, precisamos criar a consciência da economia na água que utilizamos. Mesmo em gestos simples, nossas atitudes podem fazer a diferença. Além de ser um recurso natural indispensável à vida no planeta, a água é essencial para manter os serviços nas indústrias, com a produção de bens de consumo como alimentos e bebidas, bem como a manutenção de serviços básicos de limpeza e higiene, como no caso das lavanderias que utilizam o líquido para a lavagem das roupas e até mesmo do poder público que a utiliza na limpeza de praças e ruas. Contudo, economizar é preciso!

quinta-feira, 20 de março de 2014

A inesquecível fábrica de infantis da TV Cultura

A TV Cultura fez parte da infância de muita gente nos anos 90. Quem não se lembra dos desenhos e séries para a criançada exibidos todos os dias pela emissora? Hoje, infelizmente esse espaço de entretenimento na tela da Cultura diminuiu bastante, ficando restrito à reprise de programas antigos e de enlatados que preenchem a programação infantil. Os 'anos de ouro' da TV Cultura pode-se dizer que foram tempos inesquecíveis, um tempo que não volta mais e que parece perdido em meio a fitas empoeiradas e sujas de mofo. Mas por que não matar a saudade e rever alguns desses programas? Aqui no blog MCN você poderá rever essas preciosidades de produção própria da emissora que deixaram saudades. Recentemente, a TV Cultura foi eleita pela BBC a 1° emissora em melhor qualidade de programação no mundo e a segunda no Brasil.


X-Tudo







Rá-Tim-Bum






Castelo Rá-Tim-Bum






 Cocoricó
 






Glub Glub
 






Turma da Cultura





quarta-feira, 19 de março de 2014

Diga NÃO à poluição sonora!


A poluição sonora atrapalha a vida de muita gente, que só quer um pouco de sossego e tranquilidade e procura se manter longe de locais badalados e agitados. Mas muitos bares, casas de show, residências e carros de som insistem em desrespeitar as regras de boa convivência e cidadania. A barulheira gerada por esses indivíduos pode ocasionar brigas e confusão. Infelizmente, a lei no Brasil para o crime de poluição sonora é muito branda, e a fiscalização é ineficiente. Nos últimos anos, este problema tem crescido com o elevado aumento de reclamações e denúncias.

Não é difícil encontrar por aí que esteja infringindo a lei 9605/98 que estabelece que a poluição sonora é crime. Em um passeio pelo Recife pode-se constatar, principalmente em bairros periféricos, a grande quantidade de residências que sintonizam seus aparelhos de som nas alturas, interrompendo o lazer ou a tranquilidade dos demais vizinhos. No entanto, existe um limite de decibéis estabelecido por lei municipal que é permitido, mediante um cadastro que pode ser feito na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife.

Não é à toa que os ruídos provocam males à saúde. Visando inibir ações de poluição sonora, a Prefeitura do Recife desenvolve ações educativas nas escolas públicas e privadas no intuito de combater o barulho excessivo. Também é realizada uma blitz com base nas denúncias recebidas relacionadas ao alto nível do som. O barulho excessivo e os ruídos provocados por equipamentos de som é visto como um dos maiores problemas socioambientais da sociedade moderna.

Quem mora nas cidades ou mesmo nos grandes centros urbanos, já se deparou com o problema da emissão sonora de ruídos ou sons em altos decibéis, perturbando o sossego público e atrapalhando a vida daqueles que só querem um pouco de paz e tranquilidade. As regras de boa convivência são quebradas entre vizinhos justamente por conta do barulho gerado que incomoda aqueles que querem dormir e que pode causar sérios problemas de saúde.

O princípio a ser observado é o de manter os sons ou ruídos nos limites do local onde são gerados, pois enquanto para o poluidor o barulho emitido pode parecer algo insignificante, para a vítima muitas vezes representa o seu maior transtorno. A mesma regra se aplica nos ônibus e metrô: enquanto os demais passageiros estão viajando, o ideal para quem quer ouvir música é utilizar o fone de ouvido, pois muitas reclamações são geradas por barulho também nos transportes públicos.

terça-feira, 18 de março de 2014

A biografia revelada de Edir Macedo

Após acordar bem cedo o bispo vai escrever a mensagem religiosa do dia. O café da manhã é simples. São muitos compromissos e a agenda é apertada. Afinal, administrar uma igreja que integra a lista de uma das maiores do mundo - e que continua em expansão - não é tarefa fácil. Mas Edir encara a rotina com muita disposição. Ele é obstinado e sua atividade predileta é pregar no altar. Por incrível que pareça, a igreja que lidera nasceu num pequeno coreto de uma praça pública no Rio de Janeiro. Aos poucos, foi agrupando alguns fiéis até alugar o galpão de uma funerária.

Apesar de ter residência fixa nos Estados Unidos, o bispo realiza dezenas de deslocamentos por ano em vários países do mundo, inclusive no Brasil, para professar sua fé. Lazer mesmo só aos sábados. Dessa forma, ele concilia suas atividades de empresário e religioso, e monitora a Rede Record através de seu computador pessoal, em qualquer parte do mundo em que esteja.

Seus programas preferidos da tevê são os de cunho jornalístico. Não gosta de ser interrompido quando assiste ao Fala Brasil, telejornal matinal da Record. Nos momentos de folga, quando está viajando pelo Brasil ou pelo mundo, o bispo Macedo não dispensa uma das coisas que mais gosta de fazer: fotografar. É um hobby fotografar registrando as mais belas paisagens da natureza, prática que faz parte do seu roteiro de viagens.

Neste simples coreto do subúrbio carioca, nasceu a IURD, no final da década de 1970
Quando relembra o passado, o bispo Macedo demonstra vasta experiência de vida diante do que já passou, a exemplo do período turbulento que antecedeu a compra da TV Record, no final da década de oitenta e do episódio que culminou com sua prisão, em 1992, numa ação truculenta e exagerada da polícia na época. Outro desafio que se impôs durante sua trajetória religiosa foi a expansão da Igreja Universal do Reino de Deus, ao qual é líder e fundador, com as constantes perseguições e injustiças cometidas por grupos de comunicação e pelo clero Romano, segundo consta num dos livros que narra sua biografia.

Atualmente a IURD está presente em mais de 200 países, realizando trabalhos espirituais e sociais que envolvem a recuperação de presos do sistema carcerário e reinserção deles na sociedade, visitas a hospitais públicos, manutenção de projetos filantrópicos , campanhas evangelísticas e a pregação da teologia da prosperidade. Diversos templos da igreja espalhados pelo mundo propagam a mensagem de fé e esperança, nos mais variados idiomas. E, apesar de todos os percalços que sempre acompanharam a trajetória religiosa da IURD, o propósito da Igreja Universal é sempre o mesmo: resgatar pessoas sofridas do lado amargo da vida. Hoje, a Universal é considerada a terceira maior instituição religiosa do mundo, atrás apenas da Igreja Católica e da Assembleia de Deus.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Livro 'Nada a Perder' bate recorde de vendas nos últimos meses

A primeira e segunda edições da trilogia que conta a trajetória do bispo Edir Macedo é sucesso de vendas mundo afora. Os lançamentos já chegaram em diversos países do mundo e logo assumiu as primeiras posições de livros mais vendidos, segundo a lista divulgada por revistas de grande ciculação. No livro, o bispo conta com  riqueza de detalhes alguns momentos de convicção que mudaram a sua vida e inspiraram a criação da Igreja Universal do Reino de Deus. Lições de vida que nos trazem conforto e esperança em momentos difíceis.

A autobiografia do religioso foi um dos títulos que mais rendeu leitores por todo o mundo, com mais de 1,4 milhão de cópias vendidas. Somente em  dias de lançamento aqui no Brasil, alcançou a marca de 350 mil exemplares vendidos em apenas cinco meses, se tornando o mais bem-sucedido título na literatura nacional a conquistar o feito, superando até a marca de escritores célebres como José Saramago.

Sem dúvidas, a obra do fundador da IURD nos deixa lições de vida imprescíndiveis para todos, independente de ideologia ou credo religioso. O bispo prova mais uma vez, que suas lições de vida são pautadas pela ética e pelo compromisso de oferecer ajuda espiritual a todos aqueles que precisam. O sucesso das vendas e os lançamentos confirmam esse contexto. E, por experiência própria, posso afirmar que vale a pena adquirir a obra, pois comprei as duas edições da autobiografia (Nada a perder I e II) e é uma leitura maravilhosa! Compre você também o seu em qualquer livraria.