terça-feira, 18 de março de 2014

A biografia revelada de Edir Macedo

Após acordar bem cedo o bispo vai escrever a mensagem religiosa do dia. O café da manhã é simples. São muitos compromissos e a agenda é apertada. Afinal, administrar uma igreja que integra a lista de uma das maiores do mundo - e que continua em expansão - não é tarefa fácil. Mas Edir encara a rotina com muita disposição. Ele é obstinado e sua atividade predileta é pregar no altar. Por incrível que pareça, a igreja que lidera nasceu num pequeno coreto de uma praça pública no Rio de Janeiro. Aos poucos, foi agrupando alguns fiéis até alugar o galpão de uma funerária.

Apesar de ter residência fixa nos Estados Unidos, o bispo realiza dezenas de deslocamentos por ano em vários países do mundo, inclusive no Brasil, para professar sua fé. Lazer mesmo só aos sábados. Dessa forma, ele concilia suas atividades de empresário e religioso, e monitora a Rede Record através de seu computador pessoal, em qualquer parte do mundo em que esteja.

Seus programas preferidos da tevê são os de cunho jornalístico. Não gosta de ser interrompido quando assiste ao Fala Brasil, telejornal matinal da Record. Nos momentos de folga, quando está viajando pelo Brasil ou pelo mundo, o bispo Macedo não dispensa uma das coisas que mais gosta de fazer: fotografar. É um hobby fotografar registrando as mais belas paisagens da natureza, prática que faz parte do seu roteiro de viagens.

Neste simples coreto do subúrbio carioca, nasceu a IURD, no final da década de 1970
Quando relembra o passado, o bispo Macedo demonstra vasta experiência de vida diante do que já passou, a exemplo do período turbulento que antecedeu a compra da TV Record, no final da década de oitenta e do episódio que culminou com sua prisão, em 1992, numa ação truculenta e exagerada da polícia na época. Outro desafio que se impôs durante sua trajetória religiosa foi a expansão da Igreja Universal do Reino de Deus, ao qual é líder e fundador, com as constantes perseguições e injustiças cometidas por grupos de comunicação e pelo clero Romano, segundo consta num dos livros que narra sua biografia.

Atualmente a IURD está presente em mais de 200 países, realizando trabalhos espirituais e sociais que envolvem a recuperação de presos do sistema carcerário e reinserção deles na sociedade, visitas a hospitais públicos, manutenção de projetos filantrópicos , campanhas evangelísticas e a pregação da teologia da prosperidade. Diversos templos da igreja espalhados pelo mundo propagam a mensagem de fé e esperança, nos mais variados idiomas. E, apesar de todos os percalços que sempre acompanharam a trajetória religiosa da IURD, o propósito da Igreja Universal é sempre o mesmo: resgatar pessoas sofridas do lado amargo da vida. Hoje, a Universal é considerada a terceira maior instituição religiosa do mundo, atrás apenas da Igreja Católica e da Assembleia de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do autor deste blog.